quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Jornalista Merval Pereira assume cadeira de Scliar na Academia Brasileira de Letras


O jornalista e escritor carioca Merval Pereira, colunista do jornal O Globo, da Rádio CBN, e da Globonews, foi empossado como imortal pela Academia Brasileira de Letras (ABL), nesta sexta-feira (23/9/2011). Ele assumiu a cadeira de número 31, anteriormente ocupada pelo também jornalista e escritor Moacyr Scliar, morto em fevereiro deste ano.
Merval Pereira disse sentir-se honrado por suceder Scliar e que espera por meio do Jornalismo ajudar a difundir a democracia.
Em seu discurso de posse, Pereira enfatizou o papel dos jornais para a informação. “É nos jornais que ainda se abriga maior parte do jornalismo de qualidade. Agora faço parte de uma Casa cujo propósito é aquele que busquei a vida inteira, com meu ofício: produzir conhecimento e difundi-lo, para o bem de nosso país, de nossa cultura”.

O jornalista é a oitava pessoa a ocupar a cadeira 31 da ABL, cujo fundador é Guimarães Junior e que tem como patrono Pedro Luís. Os ocupantes anteriores foram João Ribeiro, Paulo Setúbal, Cassiano Ricardo, José Cândido de Carvalho e Geraldo França de Lima – este último, sucedido por Moacyr Scliar em 2003.

Perfil
Nascido em 1950 no Rio de Janeiro, Merval Pereira também ocupa a cadeira 48 da Academia Brasileira de Filosofia. Exerceu cargos de reportagem e de chefia nos principais veículos da imprensa brasileira.

Em 1979, ganhou o Prêmio Esso pela série de reportagens "A segunda guerra, sucessão de Geisel", publicada no "Jornal de Brasília" em parceria com André Gustavo Stumpf, que mais tarde foi transformada em livro com título homônimo. Merval é autor ainda de "O lulismo no poder", além de ter recebido da ABL a medalha Machado de Assis. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário