segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Combate do Fão


Realizamos sábado, dia 17, o nosso Evento Cultural, ao participarmos do Ato que marcou os 79 anos do Combate do Fão, na localidade de Barra do Dudulha, na divisa dos municípios de Pouso Novo, Progresso e Fontoura Xavier. O ato foi promovido pela Escola Estadual Pouso Novo e coordenado pelo Acadêmico Alício de Assunção. O apoio foi da Secretaria de Educação de Pouso Novo. Pela Alivat fomos em um grupo de SETE escritores, além de outros acompanhantes e familiares.

Foi um evento memorável e serviu para divulgar a Academia, além de mostrar a nossa força. A viagem foi em duas etapas. De manhã paramos na Escola Estadual Pouso Novo, onde fomos recepcionados com um farto Café da Manhã, com a presença da direção, professores, vereadores, secretários municipais, o prefeito e lideranças da comunidade. Merece destaque a chegada a escola, onde fomos recepcionados com aplausos por alunos e as autoridades. Um belo gesto.

Depois seguimos até Dudulha, que está situada na confluência do Arroio Dudulha e o Rio Fão, cercada de morros. Um lugar magnífico, bonito e muito especial.
O Ato realizado junto ao pequeno cemitério onde teriam sido sepultados em uma vala comum os corpos de seis combatentes, foi muito significativo e emocionantes. O destaque para o acadêmico, o historiador José Alfredo Schierholt que fez um relato muito esclarecedor, contextualizando na história o Combate.
O almoço foi no Café Colonial Stake, em Marques de Souza. Depois seguimos até o Distrito de Tamanduá para conhecer o projeto de restauro das casas mais antigas da vila e duas igrejas. Um projeto muito interessante. Chegamos em Lajeado pouco depois das 14h.

Participaram do evento os acadêmicos:
Deolí Gräff
Alício de Assunção
José Alfredo Schierholt
Márcio Marqueto Caye
Astrid Lenhart
Laura Peixoto
Adriano Spézia
Também participaram os membros da Academia Marlene Ahlert e Leila Kufel, além de familiares e amigos.

Aos que participaram, nosso agradecimento e a certeza de que o evento foi muito enriquecedor. 





















Nenhum comentário:

Postar um comentário