segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Um Pouco da História da Escritora Ana Cecília Togni




CURRICULUM VITAE


I – IDENTIFICAÇÃO
      Nome: Ana Cecília Togni
      Data de Nascimento: 05 de Dezembro de 1950
      Filiação: Germano Domingos Togni
                      Elacy Mercedes Togni
      Nacionalidade: Brasileira
      Endereço: Rua Bento Gonçalves 1114
                        Centro – Lajeado – RS
      Telefone: (0xx) (51) 37141558 (R)
                       (0xx) (51) 3748 4686 (R)
                       (0xx) (51) 37147000 – Ramais 589 ou 5587
                       (0xx)(51) 99994991 (cel)
      E-mail : chica@itrs.com.br



II -FORMAÇÃO

   -Estudos primários e secundários realizados na Escola Normal Madre Bárbara em Lajeado e em 1969.
Graduação realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul onde em 1977 concluiu o curso de Licenciatura em Matemática.
   -Estudos de Pós–Graduação realizados nas Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul, atualmente Universidade de Santa Cruz do Sul, onde concluiu em 1981, o curso de Pós-Graduação em nível de Especialização em Matemática.
   - Mestra em Educação; Área de Concentração: Educação Básica Linha de Pesquisa: Formação do Educador para Educação Básica, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS em São Leopoldo- 1997.
   -Doutora em Informática na Educação – Linha de Pesquisa:Ambientes Informatizados e Educação a Distância.Universidade Federal do Rio Grande do Sul -2007
   -Línguas Proeficientes:Espanhol e Inglês.
      
III – ATIVIDADES PROFISSIONAIS

      -1973, ingressou no magistério, lecionando Matemática e Ciências no Curso Supletivo mantido pela Escola Normal 1º de Maio em Porto Alegre.
      -1974, lecionou Matemática e Ciências no Curso Supletivo, mantido pela Escola Estadual de 1 º Grau Hotel Rosa em Porto Alegre.
      -1975, ingressou através de concurso público no magistério público estadual, sendo nomeada para lecionar Matemática na Escola Estadual de 1º e 2º Graus Monsenhor Scalabrini de Encantado.
      -A partir de 1976 além do magistério público estadual assumiu outras atividades docentes:
     -1976, lecionou Desenho Geométrico e Geometria Descritiva no Colégio Evangélico Alberto Torres em Lajeado.
      -!978, lecionou Física na Escola Cenecista João Batista de Mello em Lajeado.
      -1979, ingressou no Ensino Superior, quando foi contratada pela Fundação Alto Taquari de Ensino Superior, atualmente Centro Universitário UNIVATES para lecionar Matemática Financeira para os cursos de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, permanece na Instituição, lecionando disciplinas da área de Matemática em diversos cursos por ela mantidos.
      -1984, ingressou na Universidade de Santa Cruz do Sul como professora de disciplinas da área de matemática nos cursos mantidos pela Instituição.Permanecendo na Instituição até julho de 2001.
       -1988 e 1989, lecionou Matemática no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco – Escola de 1º e 2º Graus em Lajeado.
       -1990, assumiu a Coordenação do Ensino de Matemática na 3º Delegacia Regional de Educação em Estrela, cargo no qual permaneceu até agosto de 1996.
      -1996 e 1997, lecionou matemática na Escola Estadual de 1º Grau Irmã Branca na qual, completou seu tempo de serviço como professora da Rede Pública.
      -1997, iniciou atividades docentes em cursos de Pós Graduação, atuando como professora convidada na Universidade Católica de Pelotas no Curso de Especialização em Educação Matemática.
      -2000 e 2001 atuou como docente no Curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática no Centro Universitário UNIVATES.
      -2005- atuou como professora no curso de Pós-Graduação em Ensino de Matemática no Centro Universitário UNIVATES.
   -2005 Coordenou o Grupo de Estudos Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Metodologias e Práticas no Centro Universitário UNIVATES.
    
IV-PARTITICIPAÇÃO EM EVENTOS

     -1983, participou da comissão organizadora do!ºEncontro Regional de Professores de Matemática, promovido pela Faculdade de Educação e Letras do Alto Taquari, com a colaboração da 3º Delegacia Regional de Educação.
     -1984, participou da comissão organizadora do 2º Encontro Regional de Professores de Matemática do Ensino de 1º e 2º Graus promovido pela Faculdade de Educação e Letras do Alto Taquari conjuntamente com 3º Delegacia Regional de Educação.
    -1985, participou como professora ministrante do Curso de Atualização para Micro empresários, promovido pelo Departamento de Ciências Contábeis e Jurídicas da Faculdade de Ciências Econômicas do Alto Taquari, lecionando a disciplina de Cálculos Financeiros. Participou ainda da comissão organizadora do 3º Encontro Regional de Professores de Matemática, promovido conjuntamente pela Faculdade de Educação e Letras do Alto Taquari.
      -1986, participou como professora ministrante do Curso de Atualização para Micro empresários promovido pelo Departamento de Ciências Contábeis e Jurídicas da Faculdade de Ciências Econômicas do Alto Taquari, lecionando a disciplina de Cálculos Financeiros.
     -Participou da comissão organizadora do IV Encontro Regional de Professores de Matemática organizado pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Alto Taquari e 3º Delegacia Regional de Educação.
    -Participou também como professora ministrante de minicurso no IVº Simpósio Sulbrasileiro do Ensino de Ciências realizado pela Fundação Universidade Regional de Blumenau em Santa Catarina com o trabalho: ”PA e PG, Um Desenvolvimento Paralelo”.
      -1987, participou da organização do Vº Encontro Regional de Professores de Matemática realizado pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Alto Taquari e 3º Delegacia Regional de Educação.
     -1988, participou da organização e como professo ministrante de mini curso do VI Encontro Regional de Professores de Matemática o mini curso intitulava-se: “Propriedades Das Figuras Geométricas Nas Séries Iniciais”.
Participou com o mesmo mini curso do Vº Simpósio Sul Brasileiro do Ensino de Ciências realizado pela Universidade Estadual de Londrina no Paraná
   1989:
    -Organizou o VIº Encontro Regional de Professores de Matemática promovido pelo Departamento de Ciências Exatas e Biológicas da Faculdade de Educação Ciências e Letras do Alto Taquari. Nesse evento apresentou o mini curso: “Funções e Suas Aplicações e coordenou a sessão de discussão sobre” O Uso da Calculadora em Sala de Aula".
   -Ministrou mini curso “PA e PG Um desenvolvimento Paralelo “ no IIº Encontro Regional de Educação Matemática da UNISINOS em São Leopoldo.        
   -Coordenou e ministrou o Encontro de Estudos sobre “Geometria e Sistema de Numeração “ para os professores da Escola São José de Roca Sales.
    -Ministrou mini curso “ A Utilização de Jogos Para A Fixação De Operações No Conjunto dos Números Naturais no IIº Encontro Regional de Matemática nas Faculdades Integradas em Santa Cruz do Sul.
   -Coordenou e ministrou um Curso de Matemática, com 20 horas para professores de 1º a 4º séries do Ensino Fundamental nas cidades de Estrela e Encantado, curso esse promovido pela 3º Delegacia Regional de Educação.
   1990
    -Ministrou a disciplina de Matemática Financeira no curso preparatório ao concurso público para o provimento do cargo de Técnico em Apoio Fazendário da Secretaria da Fazenda do Rio grande do Sul.
    -Coordenou a organização do VIII º Encontro regional de Professores de Matemática promovido pelo DCEB da Faculdade de Educação Ciências e Letras do Alto Taquari e 3º Delegacia Regional de Educação.
    -Participou da redação final em nível estadual da Proposta de Reconstrução Curricular de Matemática.
    -1991, coordenou a realização do IXº Encontro regional de Professores de Matemática promovido pelo DCEB da FECLAT.
    -1992 Coordenou e ministrou Curso de Atualização Em Matemática, com 20 horas de duração, para os professores municipais de Progresso.
    -1993 Participou como palestrante no Projeto Melhoria Da Qualidade de Ensino, palestras sobre Ensino de Matemática no 1º Grau.
    -1994 Participou da organização e ministrou o mini curso “ O Efeito das Histórias Infantis Como Ponte Para a Interdisciplinaridade” no X º Encontro Regional de Professores de Matemática promovido pelo Departamento de Ciências Exatas e Biológicas da Faculdade de Ciências e Letras do Vale do Taquari. O mesmo mini curso foi apresentado no VII º Encontro Regional de Educação Matemática da UNISINOS.
  
1995:
    -Coordenou os estudos em nível regional dos Parâmetros Curriculares Nacionais do componente Matemática.
     -Apresentou o mini curso Contribuições Lúdicas Na Formação do Pensamento Lógico Para Alunos Com Necessidades Especiais no IVº Encontro Gaúcho de Educação Matemática realizado na Fundação Universidade de Rio Grande.
     1996:
     -Coordenou Grupo de Debates “ A Formação Do Profissional Da Educação: Problemática e Perspectivas” no Iº Seminário Nacional de Educação Espaço Autoria Social, promovido pela SMED e FECLAT em Lajeado.
   - Participou da Comissão em nível Estadual da redação da Proposta para o Ensino de Matemática dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
    -Lecionou a disciplina de Matemática Financeira no Curso Preparatório ao Concurso de Auditor Fiscal do Tesouro Nacional
     -Apresentou o trabalho “A Formação do Professor de Matemática em Questão: Um estudo Sobre a Construção da Educação Matemática no Rio Grande do Sul promovido pelo Programa de Mestrado Em Educação da UNISINOS.
     1998:
     -Apresentou em sessão de discussão no VIº Encontro acional de Educação Matemática em São Leopoldo o tema “A Formação do Professor de Matemática no Rio Grande do Sul: Tendências Dos Projetos Educativos das Licenciaturas”.
    -Apresentou resumo da pesquisa “A formação do Professor de Matemática no Rio Grande do Sul: Tendências dos Projetos Educativos das Licenciaturas” na 1º Mostra de Ensino Pesquisa da UNIVATES.                                                                                    
    -Apresentou também o trabalho acima citado na 1º Mostra de Ensino e Pesquisa da Universidade de Santa Cruz do Sul.
     -Ministrou o mini curso “Funções, Jogos Para Definir-Aplicações em Outras Áreas Para Fixar” no VIº Encontro Gaúcho de Educação Matemática, realizado em Osório.
     -Apresentou relato da pesquisa “O Uso da Literatura Infantil no Ensino de Matemática” na 2º Mostra de Ensino e Pesquisa da UNIVATES.
     -Iniciou sua participação no grupo de pesquisa sobre “A Formação do Professor” na UNIVATES.
     - Iniciou sua participação no “Fórum Permanente das Licenciaturas” da UNIVATES.
    - Iniciou sua participação no Grupo de Estudos do Laboratório de Ensino de Matemática da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
    2000:
    -Ministrou a conferência “O uso da Literatura Infantil no Ensino de Matemática” no encontro mensal do grupo de estudos do Laboratório de Ensino de Matemática da UNISINOS.                                                                         
     -Realizou a palestra “A Formação do Professor de Matemática: Tendências, Realidades e Perspectivas” no 2ºEncontro Regional de Professores de Matemática promovido pela Universidade Católica de Pelotas.
    -Coordenou a reunião da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – RS realizada no 2º Encontro Regional de Professores de Matemática promovido pela Universidade Católica de Pelotas.
   -Participou do I Congresso Ibero-Americano de Formação de Professores na UFSM, em Santa Maria.
   -Participou do VI Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional na UNISC em Santa Cruz do Sul
  2001:
   -Participou da Comissão Organizado do 7º Encontro Gaúcho de Educação Matemática, realizado na UNISC em Santa Cruz do Sul.
   -Participou ministrando a oficina: O Ensino de Lógica nas Licenciaturas no VII Encontro Nacional de Educação Matemática realizado na UFRJ no Rio de Janeiro.
   -Dirigiu grupo de Trabalho: O uso de Jogos e Desafios no Ensino de Lógica Matemática no III Simpósio de Educacion Matemática em Chivilcoy –Argentina.
 2002:
    -Apresentou conferência sobre: A utilização da Literatura Infantil no Ensino de Matemática no III Encontro Ibero-Americano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que realizam Investigação desde a Escola, em Santa Marta – Colômbia.
   -Participou com o mesmo trabalho do III Encontro de Investigação na Escola, realizado na UNIVATES em Lajeado.
 2003:
     -Participou da XI Conferência Interamericana de Educação Matemática apresentado a Comunicação Científica: O Uso de Jogos e Desafios no Ensino de Lógica Matemática realizada pela FURB em Blumenau. - SC
      -Apresentou o trabalho: Como Estudam e Aprendem Matemática os Alunos de Administração da UNIVATES no IV Encontro Sobre Investigação na Escola, na UNIVATES em Lajeado.
2004:
      -Ministrou a Oficina Funções e aplicações usando softwares matemáticos na IV Semana Acadêmica dos Cursos de Ciências Exatas e Matemática no Centro Universitário UNIVATES.
     -Apresentou a Comunicação Científica: Grupo de Reflexão Sobre A Prática Docente: Uma Proposta de Formação Continuada Para Professores Do Ensino Superior, no III Simpósio Internacional de Educação Superior promovido pela Faculdade da Serra Gaúcha de Caxias do Sul.
    -Apresentou a Comunicação Científica: Realizando e Avaliando Atividades Pedagógicas Com Utilização De Softwares Matemáticos E O Ambiente Teleduc, na VII Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário UNIVATES.
2005:
    -Apresentou o trabalho: Programa De Apoio Virtual À Aprendizagem De Língua Portuguesa E Matemática no CIQUEAD 2005 – Congresso Internacional de Qualidade em EAD, na UNISINOS em São Leopoldo.
   -Apresentou o trabalho Estudando E Avaliando Atividades Pedagógicas Em Matemática Utilizando Softwares Matemáticos E O Ambiente Teleduc, no IV Encontro Ibero-Americano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que fazem Investigação na sua Escola, no Centro Universitário UNIVATES.
   -Integrou a equipe organizadora do Seminário Internacional “Outra Escola É Possível” promovido pelo Centro Universitário UNIVATES.
    -Apresentou a Comunicação Científica: As interações dos alunos do curso de pós-graduação em ensino em matemática em ambientes virtuais de aprendizagem, no III Congresso Internacional de Ensino da Matemática, na ULBRA em Canoas.
    -Apresentou a Comunicação Científica: O uso de jogos e desafios no ensino de lógica matemática. no III Congresso Internacional de Ensino da Matemática, na Ulbra em Canoas.
    -Apresentou o trabalho A interação em ambientes virtuais de aprendizagem: relato de experiências na VIII Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa da UNIVATES.
    -Apresentou o trabalho O uso do ambiente teleduc por alunos da UNIVATES, na VIII Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa da UNIVATES.
    -Participou como examinadora da Banca de Defesa de Monografia: Proposta de um modelo matemático para uma cooperativa de Crédito – Sicredi Lajeado, do curso de Administração do Centro Universitário UNIVATES.   
2006:
-Apresentou A Comunicação Cientifíca Estudando Funções no Ensino Médio Noturno utilizando Objetos de Aprendizagem no IX EGEM- Encontro Gaúcho de Educação Matemática na Universidade de Caxias do Sul.
-Participou  como examinadora da Banca de Defesa de Monografia :Internacionalização da Rede Moveleira Movat: um estudo de caso, do curso de Administração do Centro Universitário Univates.
-Ministrou a oficina Como trabalhar com o Teleduc, no Centro Universitário Univates.
-Atuou como professora no Curso Formação Docente Para Ead, promovido pelo Centro Universitário Univates.      

V – PRODUÇÃO ESCRITA

     -1982 publicou juntamente com outros colegas, a apostila “Matemática” para uso de alunos de 2º Grau da Escola Estadual de 1º e 2º Graus Monsenhor Scalabrini de Encantado.
     -A partir dos anos oitenta tem publicado vários artigos sobre ensino de matemática no jornal “O Informativo do Vale” e em periódicos especializados.
      Possui seis livros de Histórias Infantis já publicados a saber:
       -Histórias da Tia Chica (1º edição 1991, 2ºedição 1993).
       -Bichinhos de Infância (publicado em 1993)
       -Lapine e Lapinova (publicado em 1996)
       -O Menino e as Borboletas (publicado em 1996).
       -Sonho de Chocolate (publicado em 2001)
        - Tia Chica: Outras Histórias (publicado em 2004)
        -Branquinho e seus Amigos no livro Escritos/Escritores- Coletânea publicado em 2007.
        -A partir dos anos oitenta tem trabalhos publicados em Anais de diversos eventos educacionais em nível regional, estadual e nacional. 
        -Coordenou a Edição dos Anais do VII Encontro Gaúcho de Educação Matemática realizado na UNISC em 2001.
           -O Uso da Literatura Infantil no Ensino de Matemática in Educação Matemática em Revista –RS-Nº3-Ano 3 -2002
           -Literatura Infantil e Matemática in Revista Nodos e Nudos n° 13 da Universidad Pedagógica Nacional –Bogotá - Colômbia. 2003
         -Livro: Famílias Italianas de Lajeado Sua Vida e Suas Histórias (publicado em dezembro de 2003, pela Sociedade Taliana Tutti Fratelli).
       -Coordenação da VIII Edição do Livro Apoio Aos Jovens Poetas De Lajeado publicado em dezembro de 2003 pelo Rotary Club de Lajeado-Engenho)
      -O Uso de Jogos e Desafios No Ensino de Lógica Matemática in Revista Nodos e Nudos nº 18 da Universidade Pedagógica Nacional – Bogotá Colômbia 2005.

 VII – ATIVIDADES COMUNITÁRIAS RELACIONADAS À ATIVIDADE PROFISSIONAL

      -Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática para o Rio Grande do Sul. Gestão 1999 –2001.

VII – ATIVIDADES COMUNITÁRIAS

- Rotariana desde 1994, já exerceu diversos cargos no  Rotary Club de Lajeado Engenho, sendo sua presidente na gestão 2006-2007.
   Foi também governadora assistente da Região 5 do Distrito 4700 de Ri na gestão 2000-2001.
- Vice- Presidente da Fundação Para Reabilitação de Deformidades Crânio-Faciais – FUNDEF na gestão 2001-2005
-Voluntária da APAE de Lajeado, onde já exerceu diversos cargos na diretoria,atualmente faz parte do Conselho de administração.           

Nenhum comentário:

Postar um comentário