quinta-feira, 11 de julho de 2013


11º Colóquio Literário
Alivat lançou Concurso Literário para incentivar novos escritores

Encontro dos escritores contou com a participação do professor e historiador Leonel von Mühlen

A Academia Literária do V ale do Taquari (Alivat) realizou quinta-feira, à noite, dia 4, o 11º Colóquio Literário, na sua sede na Casa de Cultura de Lajeado. O encontro dos escritores foi coordenado pelo presidente Alício de Assunção. Vários assuntos constaram na pauta. O destaque ficou por conta do lançamento do 4º Concurso Literário – Escritos/Escritores, contando com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado. O coordenador da comissão responsável pela organização do concurso, é o acadêmico Márcio Marqueto Caye. Ele anunciou que o regulamento está pronto. O período de inscrições iniciará no dia 6 de julho e encerram no dia 31 de agosto. Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail: concursoliterarioalivat@gmail.com O concurso vai receber textos inéditos de pessoas que ainda não publicaram livro, residentes no Vale do Taquari. Poderão participar as seguintes modalidades literárias: poesia, crônica, crônica histórica, literatura infantil e contos. O prêmio para os ganhadores em cada categoria será a publicação do trabalho em livro.
“Nosso objetivo é incentivar as pessoas que escrevem a divulgarem seus trabalhos”, destacou o presidente da Alivat Alício de Assunção. Ele enfatizou que “o concurso quer ser o “empurrãozinho” para as pessoas criarem coragem de mostrar o seu lado literário de produzir textos”.
O diretor da Livraria Espazzo, Tiago Rückert, participou do Colóquio para agradecer a parceria da Alivat no 11º Festival do Livro Gustavo Adolfo. Ele disse que foi muito positiva a presença dos escritores no evento. “Uma prova disto foi a comercialização de um grande número de livros de autores locais”, disse Rückert. Ele convidou os autores para promover outros eventos para poder incentivar as pessoas comprar obras de escritores locais.
O colóquio contou com a participação do professor e pesquisador Leonel Von Mühlen. Ele fez um relato sobre os trabalhos de pesquisas históricas que realizou na região. Além do trabalho de coleta de informações sobre a vinda dos imigrantes açores para Taquari, ele dedicou muito tempo em pesquisar a história de Santo Amaro, que resultou em um livro publicado em parceria com outros autores. Mühlen lamentou a falta de apoio financeiro para os pesquisadores. “Não dá para dedicar mais tempo a pesquisa porque a atividade não rende o suficiente para viver”. O pesquisador fez um relato sobre os principais projetos de pesquisa que já realizou.
Também no evento foi anunciado que no Dia do Escritor, comemorado em 25 de julho, ocorrerá evento festivo na Spazzo Livraria a partir das 19h. Na oportunidade, além das homenagens, serão apresentados as parcerias de programas da Alivat com a TV Informativo e Rádio Light FM.

Por Deoli Gräeff


Um comentário:

  1. Alício, se puder postar meu blog de poemas ficarei grato

    http://poesiasrh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir