segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Alivat vai fazer evento cultural em setembro

A Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) realizou reunião quinta-feira, dia 18, em sua sede no Parque Histórico de Lajeado. O encontro foi coordenado pelo presidente Deolí Gräff e contou com a presença de um significativo número de acadêmicos, que trataram sobre diferentes assuntos.  Um deles foi a confirmação da realização de um evento cultural para os integrantes da Academia no dia 17 de setembro. A atividade consiste em conhecer o local em que aconteceu o Combate do Fão, em 1932, durante a Revolução Constitucionalista. O combate aconteceu na localidade de Dudulha, as margens do Rio Fão na divisa dos municípios de Pouso Novo e Fontorua Xavier. No local ainda existe o cemitério onde foram sepultados alguns combatentes. O evento contará com a presença de alunos de Pouso Novo, além de autoridades dos dois municípios. O professor e historiador José Alfredo Schierholt fará um relato histórico sobre o combate e a revolução.
Outro assunto em pauta foi o Concurso Literário, que está sendo realizado em parceria entre a Academia e a Prefeitura de Lajeado. O prazo de inscrições termina dia 29 de agosto. Os textos devem ser encaminhados para o e-mail: leila.kuffel@lajeado.rs.gov.br . O regulamento está  disponível no blog da Alivat: www.academialiterariavaledotaquari.blogspot.com
Outro assunto que mereceu atenção especial foi a Feira do Livro de Lajeado, que aconteceu de 9 a 13 de agosto no Parque do Imigrante promovido pela Prefeitura e pelo Sesc. Conforme os acadêmicos que participaram do lançamento de livro durante a feira, José Alfredo Schierholt, Ana Cecília Togni e Rudimar Haunstein, o evento foi muito desorganizado e não valorizou os autores locais. Os escritores disseram que não houve a presença de público, somente alunos das escolas do município em horário escolar. O presidente disse que a Alivat foi desrespeitada e esquecida pela organização da feira. Ele salientou que o projeto da feira deverá ser reavaliado por não cumprir com o objetivo cultural.
Na reunião o presidente comunicou o recebimento do livro Rádio Independente: 60 anos no ar, das mãos do diretor da emissora Ricardo Brunetto. Gräff disse que a Alivat sente-se prestigiada pela Rádio Independente pela deferência de entregar pessoalmente um exemplar da obra, que foi escrita por um integrante da Academia, José Alfredo Schierholt, tendo como coautora a jornalista Greice Feldens.
Também ficou definido que no mês de setembro, em data a ser confirmada, para fazer a última avaliação sobre a revisão dos estatutos da entidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário