sexta-feira, 20 de maio de 2011

Entidade vai promover intercâmbio, concurso e sarau literário

A Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) realizou sexta-feira à noite, dia 13, em sua sede no Parque Histórico de Lajeado, a reunião mensal referente o mês de maio. O encontro foi coordenado pelo presidente Deolí Gräff e contou com a presença de um significativo número de membros da entidade. Vários assuntos foram tratados. Foi confirmado a participação da Alivat em três feiras de livro para o lançamento de livros de vários escritores. Na Feira do Livro de Lajeado promovido pela Prefeitura e Sesc, a Alivat vai ter um estande com exposição de livros de autores da Academia. Durante o evento o escritor e historiador José Alfredo Schierholt irá fazer o lançamento do livro sobre os 60 anos da Rádio Independente. A feira acontece de 9 a 14 de agosto.
Na Feira do Livro Sommer/Gustavo Adolfo, marcada para os dias 9 a 19 de junho, a Alivat vai participar de uma sessão de autógrafos no dia 16 de junho.
O secretário de Educação de Santa Clara do Sul, Gilmar Hermes, participou da reunião da Alivat para formular convite para a 10ª Feira do Livro, que o município realizará nos dias 7 a 9 de junho. Ficou confirmada a realização da segunda edição da Caravana da Alivat, que se deslocará a Santa Clara do Sul no dia 8 de junho para participar de evento literário que iniciará ás 19h30min.

Concurso literário
Na reunião foi aprovado o Regulamento da terceira edição do Concurso Literário Escritos/Escritores. Entre as mudanças consta a limitação em até três textos por autor,  e poderá participar em uma categoria. O lançamento deverá acontecer ainda durante o mês de maio. O prêmio para os vencedores será a publicação dos textos em livro, que deverá ocorrer no mês de novembro. O concurso é uma realização conjunta entre a Alivat e a Prefeitura de Lajeado por meio das secretarias de Cultura e Turismo e de Educação.

Passeio de conhecimento
Cerca de trinta pessoas estão confirmadas para o primeiro Passeio de Conhecimento que a Alivat vai realizar no próximo sábado, dia 21, para apreciar as atrações culturais e históricas do Tour Lajeado. A saída será às 15h em frente ao Parque Histórico, onde também será a chegada. No final do roteiro, os participantes terão a opção de participar do café colonial servido no parque.

Sarau literário
Para o mês de junho foram agendadas duas reuniões, as duas iniciando as 19h e o local será a sede da Alivat. A primeira será dia 3, quando será feito um debate sobre as alterações nos estatutos da entidade. O trabalho conta com o auxílio do advogado Jerson Zanchetin.
Para o dia 17 de junho ficou marcado o Sarau Literário. Nesta oportunidade os membros da Academia farão uma exposição sobre a sua produção literária. “Este será um evento aberto para as pessoas interessadas em conhecer os integrantes da Academia. Cada acadêmico terá oportunidade de expor sua experiência de escrever”, observou o presidente Deolí Gräff.

Mulher Especial
Na reunião foi elogiada a iniciativa da loja Rainha das Noivas, que a cada ano, no mês de maio, presta homenagem a uma Mulher Especial. A escolhida deste ano, é a professora e escritora Nara Knack, integrante da Alivat. A homenagem será conferida dia 21, às 10h nas dependências da loja, situada na Rua Júlio de Castilhos no centro de Lajeado.

Intercâmbio
Os participantes da reunião da Alivat aprovaram o convite recebido do presidente da Academia Lítero-Cultural Taquarense, do município de Taquara, Alvaro Aloisio Bourscheidt, jornalista e escritor, natural do município de Santa Clara do Sul. A forma de encaminhar do intercâmbio caberá aos presidentes da duas entidades definirem juntamente com suas diretorias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário